quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Day 24

Hoje venho cá para deixar uma mensagem importante. Não venho hoje apenas escrever para ti, como forma de desabafo, mas hoje venho sim, também, escrever para todos os meus leitores e para todos os que seguem de alguma forma a minha alma, até às mais pequenas paranóias e inseguranças.
O ponto alto da minha vida está a tornar-se bastante longo e intenso, o que é uma coisa rara. Será apenas na minha vida?
Fui ao fundo, chorei, deprimi, tive vontade de desistir em muito dias, muitas horas, muitos minutos, mas aguentei! Estou aqui! Estou viva, feliz, forte, com vontade de amar e de ser amada. Mas não, não é desse amor que estou a falar. Não é do amor que arde no peito e que nos rouba o tempo, não é do amor por aquela pessoa, não é do amor que damos a alguém que chamamos de namorado ou namorada. Não! É algo mais que eu tenho hoje bem quente na minha mente e no meu peito. Hoje quero falar do amor a que todos nós deveríamos dar mais valor, o amor contido na amizade.
Mas afinal o que é a amizade? Procurei pelo significado da palavra amizade e eis que surgiu esta pequena frase: "Amizade é uma relação afectiva, a princípio sem características romântico, entre duas pessoas." 
Mas será a amizade apenas estas pequenas palavras? Uma coisa tão insignificante? Será assim que, ao lermos esta pequena definição, passamos a saber o que é a amizade verdadeiramente? Parece-me que não.
Nestes últimos tempos tenho aprendido, melhor do que nunca, o que é a verdadeira amizade. Abri os olhos, vi o que realmente importa e aquilo a que devo dar o devido valor, e sem dúvida que os meus amigos são aquilo que mais merece valor da minha parte.
Sim, é preciso esforço, é preciso dedicação. Mas haverá melhor recompensa do que a compreensão, o amor, o apoio, o carinho e a força que um amigo nos pode dar? 
E afinal, o que nos custa a nós, mesmo quando o tempo nos foge, mostrar-mos a alguém o quanto gostamos dele? É assim tão difícil ou será apenas um gesto de desprezo, egoísmo e de desvalorização do outro? 
Tenho tido as maior provas de amor e todas elas vêm do amor mais verdadeiro que pode existir, o amor que há na amizade. Falo de pessoas que conheço à anos e que mesmo longe estão quando precisamos e nos sabem dar no momento exacto as palavras certas. Falo de pessoas que apesar de não conhecer à muito tempo estão sempre prontas a dar-me a mão, a fazer-me sorrir. Falo de quem me atende o telemóvel a qualquer hora e que não torna a hora do sono mais importante que o meu bem-estar, do que o bem-estar do outro. Falo dos que mesmo com falta de tempo, devido ao stress que o dia-a-dia obriga, sabem dizer um "amo-te" na altura certa. Falo de todos os que me rodeiam verdadeiramente!
É preciso deixar-mos o nosso mundo de lado, é preciso deixar-mos a falta de tempo de lado, é preciso deixar-mo-nos a nós próprios de lado, porque afinal o outro também faz parte de nós e as recompensas de que falei acima são tão reconfortantes...
Dá valor a quem merece, dá importância aos que realmente merecem. Dá importância ao outro, porque ao estares a dar importância ao outro estás a dar importância a ti próprio e estás a ser aquilo que todos deveríamos ser realmente: seres humanos e não um poço de egoísmo ou mundos isolados (porque não o somos mesmo que esse seja o nosso principal desejo).
Sim, sinto-me privilegiada por ter amigos verdadeiros. Sinto-me privilegiada pela vida que tenho mas também fiz por isso. Cresci e aprendi isso. 
Sai de casa, abre os olhos, mostra amor, carinho, afecto. Faz algo realmente bom por alguém que sabes que o faria por ti e que estará sempre para ti quando mais precisares. E mesmo que esse alguém mais tarde não o faça faz pela tua consciência. Faz por aquilo que tu és e que tu queres para ti! Dá aos outros para poderes receber e garanto-te que é a melhor coisa do mundo. 
E agora? Vais ficar por estas pequenas palavras e pela definição que está acima ou vais arriscar procurar um mundo de emoções e recompensas extraordinárias? 

Abraça quem amas e ama quem te abraça. 

P.S. No meio de tudo isto apenas tenho pena de não conseguir guardar cada pormenor, cada palavra, cada gesto. Mas melhor ou pior tudo isso faz parte do livro da minha vida, e esse sem dúvida está a ficar cada vez mais belo.

5 comentários:

M. disse...

Vou ter este teu belo texto como um pouco meu...

Gosto de te ver crescer.

Amigo é. final

Joana Villacampa disse...

adorei, mesmo!

Anónimo disse...

Amizade pode nao se ver mas sente-se, e sente-se pelas pessoas que nos mostram a cada dia isso (:
longe da vista , perto do coração
S

Kika disse...

Às vezes tem de ser mesmo assim tão fácil... Às vezes temos de fazer com que seja porque ninguém tem o direito de nos passar por cima - ou ao lado - e, com isso, fazer-nos mal.

Esse é o verdadeiro Amor.

Unbeleaveable Person! disse...

adorei *-*


oh, não utilizo muito o forum da rea porque não sei muito bem o que dizer.